Seja bem vindo (a) !!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

DEPRESSÃO




Segundo a Organização Mundial de Saúde, até o ano de 2020, a depressão será a segunda doença no mundo que mais causará desencarnes, só perdendo para doenças cardíacas que continuará em primeiro lugar. *

Sabemos que do ponto de vista clínico, não há uma causa única para depressão. Ao invés disso, a depressão é resultado de várias causas com combinação de fatores genéticos, bioquímicos, ambientais e psicológicos.

Exames de imagem do cérebro, como ressonância magnética, mostram que o cérebro da pessoa com depressão parece diferente. As partes do cérebro responsáveis pelo  humor, pensamento, apetite e comportamento não  parecem funcionar corretamente. Adicionalmente, importantes neurotransmissores (químicos que as células cerebrais usam para se comunicar) parecem desequilibrados. 
Porém, as imagens não revelam as causas da depressão.

Do ponto de vista da Doutrina Espírita, acredita-se que a depressão, é uma doença que começa na alma, própria do espírito e que reflete no corpo físico.

O espírito trás consigo, de vivências anteriores, impulsos e tendências, que reforçam os comportamentos e atitudes diante das dificuldades que a própria vida impõe. Esse padrão geralmente se repete já há algumas encarnações, fazendo parte da personalidade do espírito. Somos doentes de nós mesmos, diante das ilusões e expectativas que criamos, por vaidade e egoísmo, que geralmente não são satisfatórias, criando na própria vitimização um meio de refugio e abrigo, gerando a depressão.

Não podemos confundir a depressão com a melancolia , a primeira , mais profunda, pode durar muitos meses e até anos, causando sérios entraves para a pessoa na vida pessoal e profissional. A segunda, melancolia, é um estado de tristeza de curta duração,normal, podendo durar até algumas semanas, geralmente causados por uma perca de um ente querido, um fim de relacionamento, etc.

Ao contrário do que se pensa, a depressão não é efeito da obsessão de espíritos de baixo nível moral, mas sim ela é a causa dessas obsessões, pois quando depressivo, o individuo cria ao seu redor, padrões mentais e formas pensamentos, deixando aberto o campo psíquico para servir de instrumento desses espíritos desajustados que se ligão ao doente, pelas leis de afinidades.

Segundo Wlademir Lisso, diretor da área de Assistência Espiritual da FEESP, e autor de vários livros sobre o tema , como “Vencendo a Depressão” e “Refexões sobre a Depressão”, todos os casos de depressão devem ter o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, e em casos mais graves, com o uso de antidepressivos, mas o tratamento espiritual é indispensável também, com passes, desobsessão, a presença em palestras especializadas no tema, juntamente com o Evangelho e o estudo da Doutrina Espírita.*

Tanto para ajudar no tratamento quanto na prevenção da depressão, podemos incluir estudos voltados para os sentimentos, reforma íntima, aprendizagem sobre si mesmo, buscando a compreensão que ainda somos espíritos em evolução, aprendizes que tem como estações do percurso, acertos e erros, derrocadas e subidas, sendo indispensável saber que novas oportunidades sempre são dadas graças a misericórdia e amor de Deus Pai, e que nossa evolução e libertação das algemas do sofrimentos depende somente de nós mesmo, mas que como a natureza não dá saltos, temos ter paciência e acima de tudo, auto perdão e amor por si também.

Fonte:
*Revista Cristã de Espiritismo nº 62 – ano IX

** Em breve, post sobre : Síndrome do Pânico na Visão Espírita



Sugestão de Livros Sobre o Tema :




1 - Depressão: abordagem médico-espírita” (São Paulo: Associação Médico-Espírita do Brasil, 2ª. edição, 2006. 192 p.)
2 - Reflexões sobre a Depressão Autor: WLADEMIR LISSO Ano: 2009 Edição: 1 Número de páginas: 220
3 - Depressão e Mediunidade Autores: Célio Alan Kardec de Oliveira; Jairo Avelar; Wanderley Soares de Oliveira e Wander Luiz de Lemos  Editora: Itapuã  Gênero: Saúde Formato: 14,0 x 21,0 cm  Páginas: 198.
4 - Vencendo a Depresão Autos Wlademir Lisso Editora: Feesp Ano: 2006 Edição: 4 Número de páginas: 159 
Editora: EBM

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

BAÚ ESPÍRITA NO FACEBOOK

 
Baú Espírita | by TNB ©2010