Seja bem vindo (a) !!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Perispírito Parte 1



 Do grego peri = entorno e do latim spiritus = alma, Allan Kardec criou a palavra perispirito, para designar o corpo fluídico que envolve o espírito.
Os espíritos dizem a Kardec nas perguntas 93 e 95 o espírito é envolvido por uma substância vaporosa mas ainda bastante grosseira, entretanto vaporosa suficiente para poder se elevar na atmosfera e transportar-se ande queira. Dizem ainda que esse corpo perispíritual pode ter a forma que o Espírito quiser é assim que eles nos aparecem algumas vezes, em sonhos, no estado de vigília e que pode se tornar visível e mesmo palpável.
Já na pergunta 135 do mesmo Livro dos Espíritos, Kardec pergunta se há alguma outra coisa no homem além do espírito e do corpo material, no que os Espíritos da Codificação respondem :  
135. Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?
“Há o laço que liga a alma ao corpo.”
135 a) — De que natureza é esse laço? “Semimaterial, isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse laço é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente.” O homem é, portanto, formado de três partes essenciais:
1º — o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2º — a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;
3º — o princípio intermediário, ou  perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tal, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca.
Podemos dizer que o espírito, mesmo em diferentes graus de evolução, tem sempre como envoltório o perispírito, cuja a natureza se eteriza ou seja, se torna de matéria mais sutil , a medida que ele se deputa e se eleva na hierarquia espiritual. O perispírito faz, portanto, parte integrante do Espírito, como o corpo o faz do homem.
Porém, o perispírito, só por só, não é o Espírito, do mesmo modo que só o corpo não constitui o homem, porquanto o perispírito não pensa. Ele é para o Espírito o que o corpo é para o homem: o agente ou instrumento de sua ação.
O perispírito também serve de forma para o corpo físico, ou seja, quando o espírito esta reencarnado, seu corpo físico vai usar como molde o seu perispirito, já que esse também é uma espécie de arquivo, onde ficam gravadas, nossas experiências, culpas e dificuldades, e que vão ter importância relevante nas provas  e expiações nas quais o corpo físico vai também desempenha seu papel.
O assunto perispírito é um dos assuntos mais vastos dentro do estudo da doutrina espírita, necessitando então de vários posts para desenvolve-lo mais amplamente, por isso a promessa de novos posts no futuro.

Fonte: Livro dos Espíritos, Livro dos Mediuns, Espiritismo, uma visão panorâmica.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito do seu blog. Com certeza vou estar sempre acompanhando. Parabéns!

4 de abril de 2011 às 19:56
Esperança disse...

Irmão planetário,

Amei ter conhecido esse espaço de luz. Sempre que puder passarei aqui para te dar um aló.

Um abraço fraterno de muita luz
Da sua nova irmã espiritual

Hospital Espiritual do Mundo

5 de maio de 2011 às 13:00

Postar um comentário

Seguidores

BAÚ ESPÍRITA NO FACEBOOK

 
Baú Espírita | by TNB ©2010