Seja bem vindo (a) !!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

LIVRO DOS ESPÍRITOS - 154 ANOS




HOJE, DIA 18 DE ABRIL DE 2011 COMEMORAMOS 154 ANOS DA 1ª  PUBLICAÇÃO DO LIVROS BASE DA DOUTRINA ESPÍRITA, ESTOU FALANDO JUSTAMENTE DO LIVRO DOS ESPÍRITOS.
NESSA MESMA DATA, NO MEIO DO SÉCULO 19, HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL MAIS CONHECIDO COMO ALLAN KARDEC, DESCORTINAVA ATRAVÉS DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, A RELAÇÃO ENTRE OS DOIS PLANOS, O MATERIAL E O ESPIRITUAL.
ESSAS RELAÇÕES, ENTRE “VIVOS” E “MORTOS” NUNCA FOI NOVIDADE NA TERRA, DESDE QUE SURGIU O HOMEM COMO O CONHECEMOS, ESSA RELAÇÃO EXISTE, MAS KARDEC FOI O PRIMEIRO A TORNAR DE FORMA PUBLICA, ORGANIZADA E DE UMA MANEIRA CLARA E OBJETIVA, ESSE RELAÇÃO ATRAVÉS DO LIVRO.
DIVIDIDO EM 4 PARTES OU LIVROS, O LIVROS DOS ESPÍRITOS, SERVIU DE BASE DA DOUTRINA, SENDO QUE CADA UMA DAS SUAS DIVISÕES, SERVIU DE PILAR PARA OS OUTROS 4 LIVROS DA NOSSA CHAMADA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA OU SEJA:  PARTE DO L.E., CAUSAS PRIMEIRAS = A GÊNESE, 2ª PARTE  MUNDO ESPIRITUAL OU DOS ESPÍRITOS = LIVRO DOS MÉDIUNS, 3ª LEIS MORAIS = O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO E A 4ª PARTE ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES = O CÉU E O INFERNO,  ASSIM PODEMOS DIVIDIR O LIVRO DOS ESPÍRITOS E COLOCAR A CORRESPONDÊNCIA COM CADA LIVRO POSTERIOR DA CODIFICAÇÃO.
AS MÉDIUNS QUE SERVIRAM A ESSE TRABALHO FORAM INICIALMENTE CAROLINE E JULIE BOUDIN (RESPECTIVAMENTE, 16 E 14 ANOS À ÉPOCA), ÀS QUAIS MAIS TARDE SE JUNTOU CELINE JAPHET (18 ANOS À ÉPOCA) NO PROCESSO DE REVISÃO DO LIVRO.  .APÓS O PRIMEIRO ESBOÇO, O MÉTODO DAS PERGUNTAS E RESPOSTAS FOI SUBMETIDO A COMPARAÇÃO COM AS COMUNICAÇÕES OBTIDAS POR OUTROS MÉDIUNS FRANCESES, TOTALIZANDO EM "MAIS DE DEZ", NAS PALAVRAS DE KARDEC, O NÚMERO DE MÉDIUNS CUJOS TEXTOS PSICOGRAFADOS CONTRIBUÍRAM PARA A ESTRUTURAÇÃO DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS, PUBLICADO EM 18 DE ABRIL DE 1857, NO PALAIS ROYAL, NA CAPITAL FRANCESA.
O QUE POUCOS SABEM É QUE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, CONTINHA APENAS  501 ITENS. SÓ A PARTIR DA SEGUNDA EDIÇÃO, LANÇADA EM 16 DE MARÇO DE 1860, COM AMPLA REVISÃO DE KARDEC MEDIANTE O CONTATO COM GRUPOS ESPÍRITAS DE CERCA DE 15 PAÍSES DA EUROPA E DAS AMÉRICAS, APARECEM AS ATUAIS 1018 PERGUNTAS E RESPOSTAS.
O PRÓPRIO ALLAN KARDEC DISSE QUE A DOUTRINA NÃO ERA UMA DOUTRINA FECHADA, QUE MUITO AINDA SERIA REVELADO E ACRESCENTADO, MAS ACREDITO QUE TEMOS QUE TER PRIMEIRO O LIVRO DOS ESPÍRITOS COMO BASE E FONTE PRIMEIRA DE CONSULTA, SEMPRE TENDO COMO REFERÊNCIA PARA OUTRAS INFORMAÇÕES QUE NOS CHEGAM NOS DIAS DE HOJE.

a fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidada – ALLAN KARDEC

1 comentários:

blog da Paraguassu disse...

Olá Antonio Carlos,
Graças a este maravilhoso Livro dos Espíritos, é que aprendemos e conhecemos a nossa querida Doutrina Espírita. E graças a Kardec, tivemos a oportunidade de vivenciar o amor incondicional de Deus para conosco. Nunca será demais fazermos das Obras Básicas, a nossa fonte de conhecimento e inspiração.
Um grande abraço,
Maria Paraguassu.

31 de maio de 2011 13:39

Postar um comentário

Seguidores

BAÚ ESPÍRITA NO FACEBOOK

 
Baú Espírita | by TNB ©2010