Seja bem vindo (a) !!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Almas Gêmeas


Afinal, existem  almas gêmeas? Almas que se completam, o que vulgarmente descrevemos como duas metades de uma laranja?

A idéia que fazemos sobre almas gêmeas é erronia e equivocada, se levarmos justamente a expressão ao pé da letra. Seria inconcebível imaginarmos que Deus em sua justiça e sabedoria divinas, criaria dois espíritos destinados um ao outro, que dependeriam da convivência  um do outro para poderem  se completarem., pois sabemos que cada espírito é uma individualidade,e responsável único pelo adiantar  ou estacionar de sua  evolução.

Kardec , nos livros dos Espíritos nas questões de nº 291 a 303, no cap. “ Relações de simpatia e antipatia entre os espíritos” nos dá um panorama dessas relações, inclusive sobre “metades eternas”

 298. As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá? 
"Não; não há união particular e fatal, de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade".

E na nº 298 , os Espíritos completam
299. Em que sentido se deve entender a palavra metade, de que alguns Espíritos se servem para designar os Espíritos simpáticos? 
"A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade do outro, separados    os dois,  estariam ambos incompletos".

Fica bem claro nessas duas  questões  que dois espíritos não foram criados predestinados a se unirem e se completarem. No mesmo capítulo na questão anterior a essas, os Espíritos Benfeitores explicam a Kardec sobre essa simpatia e amor que espíritos afins se consagram:

297. Continua a existir sempre, no mundo dos Espíritos, a afeição mútua que dois seres se consagraram na Terra? 
"Sem dúvida, desde que originada de verdadeira simpatia. Se, porém, nasceu principalmente de causas de ordem física, desaparece com a causa. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra, porque não se acham   subordinadas   aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio".
E finalmente nas questão de numero 386 do cap. 7 do livro II no item simpatias e antipatias terrenas, temos a resposta que explica um dos motivos que nos espíritos encarnados, ainda em jornada evolutiva nos confundimos e acreditamos em almas gêmeas:

386. Podem dos seres, que se conheceram e estimaram, encontrar-se noutra existência corporal e reconhecer-se? 
"Reconhecer-se, não. Podem, porém, sentir-se atraídos   um   para o outro. E, freqüentemente, diversa não é a causa de íntimas ligações fundadas em sincera afeição. Um do outro dois seres se aproximam devido a circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que na realidade resultam da atração de dois Espíritos, que se buscam reciprocamente por entre a multidão




O certo é que dois espíritos que se simpatizam, por pensamentos e objetivos elevados, em busca da evolução, e movidos pelo amor fraterno que os aproxima, amor esse que é o principio do amor que todos os espíritos devem nutrir entre si um dia, os levam a procurar provas e experiências comuns, um impulsionando o outro, auxiliando, motivando, aquele que alcançou um degrau maior estendo a mão ao outro, para que juntos possam progredir cada vez mais, rumo a perfeição relativa e ao amor puro e sublime que somente os espíritos mais próximos de Deus conhecem.

Abraços Fraternos


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

BAÚ ESPÍRITA NO FACEBOOK

 
Baú Espírita | by TNB ©2010