Seja bem vindo (a) !!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Adão e Eva - Visão Espírita - Pequeno Estudo






Genese – Bíblia Sagrada

Cap. 4

14-Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
15-O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
16-E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
17-E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
_____________________________________________________________________

Com quem se casou Caim, ao retirar-se para a terra do Node? Se adão e Eva eras  as primeiras criaturas humanas, Caim era a terceira.
Não haveria mais gente em toda a Terra, mas a bíblia nos conta o seguinte:
4, 14. ... O primeiro que me encontrar matar-me-á. 15. Senhor pôs em Caim um sinal, para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. 16. Caim ... foi habitar na região de Nod, no oriente do Éden. 17. Caim conheceu sua mulher. Ela ... deu à luz Henoc. E construiu uma cidade ...
“ e coabitou Caim com sua mulher e deu à luz Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou de Enoque, o nome do seu filho” GN IV: 17
Não há explicação teológica que possa resolver as contradições do texto. É evidente que Caim não era a terceira criatura na Terra, mas apenas o primeiro descendente de uma nova raça que surgia num mundo já povoado e evoluído.
A mulher de Caim era de outra raça, do povo que habitava a Terra de Node. Os costumes da época ressaltam de todo o texto.
Ao construir uma cidade, Caim lhe deu o nome do filho, homenagem comum dos tempos antigos e ainda hoje comum entre os pioneiros de zonas novas. E com que povo ia Caim povoar uma cidade? Pensaria em fazê-lo apenas com sua geração? Claro que isso seria absurdo.
Era o povo de Node que teria de habitar a cidade de Caim. O fato de Caim ser  pastr e Abel lavrador, já nos mostra que Adão e Eva viviam numa civilização constituinda.
Se já havia profissões, divisão de trabalho, especialização e ate mesmo fundação de cidades, é evidente que o mundo não estava começando, mas já havia começado há muito tempo.
Não se pode ajeitar as coisas, diante destes dados do texto. O que se pode e deve fazer é interpretar o texto, desvendar-lhe o sentido, como o fez Kardec.
A raça adâmica ( Adão ) era uma nova raça que surgia na Terra, proviniente de migrações espirituais. Sua missão era auxiliar o desenvolvimento do planeta, ajudar os habitantes primitivos a se elevarem espiritualmente.
Não surgia milagrosamente, mas de forma natural, por descendência biológica de outras raças mais aperfeiçoadas. Entretanto, como era necessário preservar a condição evolutiva dessa raça, a fim de que ela não se perdesse na animalidade terrena, a Bíblia usou o mito da criação direta de Adão e Eva por Deus.
A descendência e a genealogia do povo hebreu, que vêm nos versículos seguintes da Bíblia, desse mesmo capítulo IV : 17 -26 e do V: 1- 32, provam precisamente o que acabamos de acentuar.
Os casamentos ali referidos não podem ser explicados sem a existência de outros povos na Terra, como não se pode admitir que a corrupção do gênero humano tenha ocorrido na descendência de Adão.
Insistir na aceitação LITERAL dessas coisas, a pretexto de que a Bíblia é a “ palavra de Deus”, só serve para desmoralizar a Bíblia e a própria religião.
EM HEBRAICO – LINGUA ORIGINAL
1 – Quando a Tanách fala em “ ADAM “ no inico do livro Bereshit  ( Genese) entende-se que Deus fez o  “ ser humano” (ADAM= ser humano) e não importa quantos e ou onde colocou cada um, assim como o nome proprio dele.
2 – Na palavra “HAVA” entende se vida, e jamais o nome próprio de uma mulher.

OBSERVAÇÕES DA BÍBLIA
                A Bíblia original foi escrita em HEBRAICO, tendo dois livros escritos em ARAMAICO
                A primeira versão traduzida da BÍBLIA foi a pedido do Faraó Egipcio para a biblioteca de Alexandria,e foi para língua GREGA,  e é chamada de Septuaginta ( dos Setentas) .Foram mandados 72 tradutores que ficaram isolados e no final de 72 dias tinham cada um terminada a tradução inteira da bíblia e todas as 70 iguais.??????Será?
                Nesse dia em que foi feita a primeira tradução os historiadores dizem que os sábios do povo Judeu dizem ter havido trevas por 3 dias.
                A versão em latim foi feita por São Jeronimo , é foi chamada de Vulgata, foi dessa  segunda tradução que foi disseminada pelo mundo.
                Na língua Portuguesa, atualmente, exsitem 21 traduções da Bíblia, cada uma delas se dizendo a mais correta e idêntica à original.
____________________________________________________________________________
CODIFICAÇÃO ESPÍRITA
Em O Livro dos Espíritos, somos informados:

50. A espécie humana começou por um único homem?

“Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

51. Poderemos saber em que época viveu Adão?
“Mais ou menos na que lhe assinais: cerca de 4.000 anos antes do Cristo.”

O Item 38 do Capítulo XI de A Gênese trata da Raça Adâmica e aponta na mesma direção que essa nossa interpretação. Diz aí o Codificador:

“38. - De acordo com o ensino dos Espíritos, foi uma dessas grandes imigrações, ou, se quiserem, uma dessas colônias de Espíritos, vinda de outra esfera, que deu origem à raça simbolizada na pessoa de Adão e, por essa  razão mesma, chamada raça adâmica. Quando ela aqui chegou, a Terra já estava povoada desde tempos imemoriais, como a América, quando aí  chegaram os europeus.”

“Mais adiantada do que as que a tinham precedido neste planeta, a raça adâmica é, com efeito, a mais inteligente, a que impele ao progresso todas as outras. A Gênese no-la mostra, desde os seus primórdios, industriosa, apta às artes e às ciências, sem haver passado aqui pela infância espiritual ....”

A partir do Item 43 do mesmo Capítulo de A Gênese, Kardec trata da “Doutrina dos Anjos Caídos e da Perda do Paraíso”. 
“...Logo que um mundo tem chegado a um de seus períodos de transformação, a fim de ascender na hierarquia dos mundos, operam-se mutações na sua  população encarnada e desencarnada. É quando se dão as grandes emigrações e imigrações. Os que, apesar da sua inteligência e do seu saber, perseveraram no mal, sempre revoltados contra Deus e suas leis, se tornariam daí em diante um embaraço ao ulterior progresso moral, uma causa permanente de perturbação para a tranqüilidade e a felicidade dos bons, pelo que são excluídos da humanidade a que até então pertenceram e tangidos para mundos menos adiantados, onde aplicarão a inteligência e a intuição dos conhecimentos que adquiriram ao progresso daqueles entre os quais passam a viver, ao mesmo tempo que expiarão, por uma série de existências penosas e por meio de árduo trabalho, suas passadas faltas e seu voluntário endurecimento.”

A Entrada no Reino Hominal

Analisando o Mito do Paraíso Perdido, vemos que a árvore da ciência do bem e do mal tem um significado evidente. O que é saber o que é certo e o que é errado senão a aquisição da consciência moral? Tentemos interpretar a mensagem por trás do mito.

As almas que animavam os humanóides viviam no Éden da ingenuidade. Não tendo ainda adquirido a consciência moral, isto é, sendo incapazes de discernir entre o certo e o errado, não eram responsáveis pelos seus atos, não sendo, portanto, submetidas a expiações. Quando essas almas provaram do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, isto é, quando sua consciência tornou-se madura e se tornaram Espíritos, elas foram expulsas do Éden da ingenuidade e passaram a comer “o pão com o suor do seu rosto”, isto é, tornaram-se responsáveis pelos seus atos, submetendo-se, a partir de então, à Lei da Causalidade.

Entendemos ser nossa leitura do mito plenamente conciliável com o que nos ensina a Codificação. Afinal, como dissemos, a informação que se depreende do acima citado Item 38 de A Gênese é que a colônia de Espíritos representada pelo mito de Adão e Eva teria sido responsável pelo advento daquilo que chamamos de Civilização.
Perg. 122 - Como podem os Espíritos, em sua origem quando ainda não têm a consciência de si mesmo, ter a liberdade de escolher entre o bem e o mal? Há neles um princípio, uma tendência qualquer que os levemais para um lado que para outro?
- O livre-arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire consciência de si mesmo. Não haveria liberdade, se a escolha fosse provocada por uma causa estranha à vontade do Espírito. A causa não está nele, mas no exterior, nas influências a que ele cede em virtude de sua espontânea vontade. Esta é a grande figura da queda do homem e do pecado original: uns cederam à tentação e outros resistiram.
___________________________________________________________________

LUCY
Lucy é um  fóssil de Australopithecus afarensis de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974 pelo professor Donald Johanson e pelo estudante Tom Gray em Hadar, no deserto de Afar (Etiópia)[1]quando uma equipe de arqueólogos fazia escavações. Chama-se Lucy por causa da canção "Lucy in the Sky with Diamonds" da banda britânica The Beatles, e por terem definido-a como uma fêmea.
Em 1924, na África do Sul, o pesquisador australiano Raymond Dart descobriu um crânio com tamanho intermediário entre o dos humanos e o dos chimpanzés. Ele denominou a nova espécie deAustralopithecus, que significa "macaco do sul".
 LUZIA
 Durante 11.500 anos, Luzia permaneceu num buraco, coberta por quase 13 metros de detritos minerais. Agora, passados mais de 100 séculos, a mais antiga brasileira está emergindo das profundezas de um sítio arqueológico para a notoriedade do mundo científico.
Desenterrado em 1975, o crânio de Luzia é o mais antigo fóssil humano já encontrado nas Américas. Transportado de Minas Gerais para o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, permaneceu anos esquecido entre caixas e refugos do acervo da instituição. Foi ali que o arqueólogo Walter Neves, da Universidade de São Paulo, USP, o encontrou alguns anos atrás
_____________________________________________________________________

IDADE DA TERRA (revista superinteressante )


A idade da Terra é de aproximadamente 4,56 bilhões de anos e é calculada a partir da relação entre dois isótopos de chumbo formados pela decomposição de isótopos de urânio.


Como se sabe a idade da Terra?

Sabe-se que os isótopos átomos com o mesmo número atômico e diferentes números de massa de uma série de elementos químicos, como o urânio, se decompõem e produzem outras substâncias pela emissão de partículas ou radiações. O tempo necessário à decomposição de metade da massa radioativa desses elementos é chamada meia-vida. Conhecendo as quantidades dos elementos radioativos e do material deles derivados, calcula-se a idade de um mineral. Esse método chama-se datação radiativa. Assim, a idade da Terra aproximadamente 4,56 bilhões de anos foi determinada a partir da relação entre dois isótopos de chumbo formados pela decomposição de isótopos de urânio.

ERAS DA TERRA
Era arquiozóica:
            De 3,8 bilhões a 2,5 bi de anos atrás
            -Terra 3 vezes mais quente que hoje
            -Começaram a surgir as primeiras celular
            -A Terra é constantimente atingida por meteoros
            -Milhares de vulcões estavam atividade.
Era Proterozóica : 
Período: de 2,5 bilhões a 540 milhões de anos atrás

- Por volta de 2 bilhões de anos atrás começa a se formar a camada de ozônio, gerando uma camada protetora contra os raios solares. Este fato favoreceu o surgimento de formas de vida mais complexas (organismos multicelulares).
- Formação dos continentes.
- Ocorre o acúmulo de oxigênio na litosfera.

Era Paleozóica :

            Período: de 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás. 
- Começam a surgir nos mares os primeiros animais vertebrados, são peixes bem primitivos.
- Por volta de 350 milhões de anos atrás, os peixes começam, durante um longo processo, a sair da água. Começou, desta forma, surgirem os primeiros animais anfíbios.
- Os trilobitas foram os animais típicos desta era.
- Nesta era os continentes estavam juntos, formando a Pangéia;
- O planeta começa a ser tomado por muitas espécies de plantas primitivas;
- No final desta fase começam a surgir diversas espécies de répteis que deram origem aos dinossauros;
- Milhares de espécies de insetos surgem nesta era.

Era Mesozóica :

Período: 250 milhões de anos a 65,5 milhões de anos atrás

- Nesta era as plantas começam a desenvolver flores;
- Os dinossauros dominam o planeta;
- Por volta de 200 milhões de anos atrás surgem os animais mamíferos;

Era Cenozóica:

               Período: 65,5 milhões de anos atrás até o presente.

- Formação de cadeias montanhosas;
- No começo desta era, há 65 milhões de anos, ocorre a extinção dos dinossauros. 
- Grande desenvolvimento das espécies de animais mamíferos, que se tornam maiores, mais complexos e diversificados
- Após o término da deriva continental (migração dos continentes), o planeta assume o formato atual; 
- Por volta de 3,9 milhões de anos atrás surge, no continente africano, o Australopithecus (espécie de hominídeo já extinta);
- Surgimento do homo sapiens por volta de 130 mil a 200 mil anos atrás.
________________________________________________________________

fontes: A Biblía Sagrada,  Livro dos Espíritos, A Gênese, Revista Super Interessante, Wikipedia.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

BAÚ ESPÍRITA NO FACEBOOK

 
Baú Espírita | by TNB ©2010